Vida de Bolacha

Vida de Bolacha

Siga meu canal no YouTube! There’s an English Version as well.
Vida de Bolacha from Bruno Vellutini on Vimeo | English version

Descrição

O “Vida de Bolacha” retrata o ciclo de vida da bolacha-do-mar Clypeaster subdepressus e faz parte do meu projeto de mestrado pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. O artigo com a descrição formal foi publicado em 2010, veja aqui.

Coletamos os adultos em fundos arenosos do Canal de São Sebastião (São Sebastião, SP, Brasil) e os induzimos a liberarem seus gametas (óvulos e espermatozóides). Fizemos a fecundação in vitro e acompanhamos o desenvolvimento dos embriões no laboratório, sob microscopia de luz. Os embriões tornam-se larvas natantes, com cerca de 0,2 mm, que alimentamos com microalgas até sua metamorfose. Uma pequena bolacha-do-mar cresce dentro da larva. Quando os minúsculos pés e espinhos estão formados a larva afunda e sofre a metamorfose. O filhote de bolacha-do-mar reabsorve os tecidos larvais e passa a explorar seu novo habitat, entre os grãos de areia.

Os números no canto superior direito mostram quanto a cena foi acelerada.

Fizemos todas as filmagens no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP), localizado em São Sebastião, SP, Brasil, litoral norte do estado de São Paulo. http://www.usp.br/cbm

Online desde novembro de 2008

Trilha sonora

Baixe a trilha sonora do Vida de Bolacha no site da netlabel aerotone. http://tinyurl.com/MyFirstTrumpet-Frerk

Licença

Este vídeo está sob uma licença Creative Commons by-nc-sa.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/

Download

Leia os termos de uso e faça o download do vídeo (formato AVI ~76mb) no endereço:

Compartilhe

Vida de Bolacha
Jovem pós-metamórfico

Se você tem um site, blog ou participa de redes sociais você pode ajudar a divulgar o vídeo colocando-o na sua página, fazendo sua avaliação ou deixando comentários através dos seguintes serviços de vídeo:

Obrigado por assistir!

77 respostas para “Vida de Bolacha”

  1. Parabéns pelo vídeo Bruno! Muito interessante e um excelente recurso para dar aulas teórico-práticas de reprodução de equinodermos.
    Abraços
    Walter

  2. Os naturalistas de hoje não se contentam em descrever os organismos e seus detalhes – precisam mostrá-los, da forma como realmente são e vivem.
    O trabalho do Bruno faz isso de uma forma surpreendentemente fidedigna e criativa!
    Parabéns, Bruno! Obrigado por nos mostrar de forma animada e divertida algo que levamos tempo para entender e imaginar apenas lendo os livros de zoologia.

  3. Nelas!! Parabéns!! O vídeo ficou muito bem feito e auto-explicativo..
    Até a sua amiga leiga do mundo odontológico entendeu… rs!!
    Beijo, Silvinha

  4. Oi Nelas,

    Você provavelmente já deve ter ouvido isso de outros espectadores do teu filme, mas acho que é digno de mais uma repetição: foi uma das coisas mais fantásticas que eu assisti no mundo biológico. Parabéns se torna uma palavra insuficiente diante deste teu trabalho…O momento das clivagens foi realmente emocionante, e adorei especialmente o “ballet” das larvas no fundo negro do microscópio…Tudo ficou muito bonito e harmonioso, sem perder de forma alguma o encanto científico…Me remeteu bastante ao “Desvendando o Arco-Íris” do Richard Dawkins…
    Definitivamente merece Oscar, Palma de Ouro, Urso de Ouro e demais prêmios de documentário e de curta de animação…
    Grande abraço,
    George

  5. Prof. Vellutini:

    Parabens pelo fantastico e didatico video. Valeu a minha tarde. Eh um excelente material para ilustrar aulas de embrilogia.

    Vilela

  6. Caro Bruno,
    Belo trabalho! Está de parabéns pelo esforço e dedicação no estudo, e pela preocupação em preparar e disponibilizar seu material. Enquadramento e edição muito bons, sem contar a trilha sonora, dinâmica! Isto sim é divulgação científica… Será um material bastante útil em aulas de desenvolvimento, echinodermata, etc.
    Abç,
    Silvio

  7. Bruno e Alvaro, meus parabéns por este trabalho fantástico. Gostaria muito de estreitar nossa colaboração para aulas e material didático no IB.
    Muito sucesso em futuros projetos!

  8. awesome bruno! the music you chose to go along with the whole process is great. this is a fantastic film for anyone who loves developmental biology! i’m forwarding this on to some of my friends in lab. hope all is going well for you!

  9. Nelas e Álvaro,
    Estou emocionada! O video está espetacular!! Perfeito!!
    Me faltam palavras para expressar a emoção, o orgulho e a satisfação que sinto ao assistir a esse vídeo. Parabéns! Que trabalho maravilhoso!!! Poucas vezes vi um vídeo científico tão bonito e didático.
    Muito sucesso!
    beijo enorme,

    Sabrina

  10. Bruno,
    Achei maravilhoso o vídeo, que imagens bonitas a gente perde por não ver as coisas muito pequenas… Parabéns!!
    Bel

  11. Bruno, lindo vídeo. Parabéns pelo trabalho. Não entendo nada de biologia mas me encantei com o “nascimento” das bolachas do mar. Na praia onde passo férias elas estão enfiadas na areia e tomo o maior cuidado para não pisá-las. Agora então, imaginando seus “filhotinhos” misturados aos grãos de areia, terei problemas para entrar no mar!!! Rsrsrs. Beijo grande. Renata

  12. Muito bom mesmo!

    Fazia já algum tempo que não via um trabalho tão bom que congrega didática e arte de maneira tão sensível. Coisa de “gente grande”.

    Parabéns e continue na linha. Fantástico.

    Marco Randi
    Depto. Biologia Celular
    UFPR

  13. Nelas,

    Efetivamente um vídeo que me fez pular da cadeira…ficou sensacional!!! dinâmico e com cenas sensacionais, auto-exlplicativas, tanto que as legendas sucintas cairam como uma luva, apenas para situar o expectador e deixá-lo ter a experiência do tópico em questão.

    Orgulho desse meu amigo viu!

    Abraços

    Foca

  14. Caro Bruno. Deixo meus sinceros parabéns pela produção espetacular.
    Já me encarreguei de fazer a merecida divulgação. Agradeço pelo presente e pela generosidade de ´franquear o trabalho a todos. Um abraço,Fernando

  15. Lindíssimo! Parabéns pela iniciativa! Não apenas pelo vídeo, mas também pelo site que divulga todo o seu trabalho de mestrado! Imagine se cada aluno de pós-graduação se dedicasse a produzir e disponibilizar os resultados de suas pesquisas desta forma… Tomara que isto vire moda! 😀 Muito sucesso pra vc!!!

  16. Brilhante Nellas.
    O vídeo está sensacional e orgulha muito a comunidade de Biologia do Desenvolvimento Brasileira.
    Meus parabéns.
    Já divulguei na comunidade do orkut “Developmental Biology”
    Um grande abraço

  17. Bruno, this is gorgeous!
    By coincidence I just talked about sea urchin development in my invertebrate class, so I sent the video to all my students. Great job! Love the music too.

  18. Bruno, meus cordiais parabéns. O vídeo está fascinante! A sincronia imagem/som na seqüencia das clivagens está de arrepiar. Ciência com muita sensibilidade. Vou presentear meus amigos com seu vídeo. Obrigado.

  19. Lindíssimo, fantástico. Parabéns. Material excelente para apreciar, aprender, ensinar…tudo de bom. Enviarei para alunos, professores, amigos.
    Faço votos que ao continuar seu trabalho, inclua outros animais.
    Um abraço.
    Maria Tereza Mallmann-Franco
    Coord. Ciências Biológicas – UNIFIG

  20. It is a very beautiful video. It shows how elegant, mystic and complex is the development. Thanks very much!!!!

  21. Show shooowww lindo!!!, faço biologia, e sou instrutora de mergulho utilizarei suas filmagens nas duas áreas rsrs

  22. Nelas,
    Como já fui seu colega de trabalho, posso dizer com conhecimento de causa que vc tem um talento GENIAL.
    PARABÉNS!
    Já estou usando seu vídeo nas minhas aulas e fazendo a merecida divulgação para os Mato Grossenses (que estão tão distantes das bolachas).
    Que esse seu trabalho sirva de estímulo a todos os demais profissionais da área das ciências biólogicas.
    Abração

  23. Olá. sou bióloga e achei simplesmente espetacular esse video. Tomara que vcs façam outros. boa sorte
    Ana Paula

  24. Parabéns, Bruno,
    gostaria de ter mais aulas de Biologia como esta! (de preferência, com trilhas sonoras assim…)
    Abraços,
    Gisele

  25. Parabéns pelo trabalho e iniciativa. Mostrarei seu trabalho aos meus alunos do ensino médio. Se existissem mais acadêmicos como você o ensino da biologia seria muito mais interessante.
    Um abraço.

    P.S.: Quando sairá o ” Despertar de uma estrela” ou o “O pepino que não é meu”?
    Avise quando acontecer o lançamento.

  26. Parabéns pelo mestrado e divulgação online dessa bela transformação de vida. Sucesso na produção da comunicação científica que você realiza tão bem. Parabéns também para o seu orientador.
    Abraço, Profa. Maria da Penha (Faculdade de Saúde Pública/USP)

  27. Prezados Bruno e Álvaro,

    Ao assistir o vídeo, eu senti uma enorme felicidade em ver aquilo que me fascina há tempos como planctologista, tão acessível….O vídeo é maravilhoso e didaticamente fantástico. Parabéns pelo belíssimo trabalho e obrigada por também permitir que essa “beleza oculta” possa ser apreciada por mais e mais pessoas.
    Um forte abraço, Eneida

  28. Bruno, o seu vídeo é fantástico, de emocionar mesmo!
    Eu tomei a liberdade de linká-lo no meu blog, isso tem que ser mais do que divulgado!
    É fascinante, parabéns! Ah, eu vou tratar de linkar o seu blog também, abraços

  29. Parabéns, eu adorei, seu trabalho é realmente lindo, e me deu mais incentivo pra continuar em laboratório.

Deixe um comentário